top of page

Um livro inspirado na força do carnaval de rua


O renascimento do Carnaval de rua de São Paulo inspirou jovens escritores a botar na rua um bloco diferente: uma coletânea de contos inéditos sobre a folia. “Toda boa história precisa de um evento que provoque uma transformação nos personagens. E nada melhor que o Carnaval para fazer isso”, destaca Raphael Guedes, organizador do livro e ritmista de vários blocos do Rio e de São Paulo. Composta por 16 contos e 6 narrativas curtas, a publicação é fruto do trabalho de 12 novos autores cariocas e paulistas, selecionados pelo organizador e pelo editor e escritor Luis Vassallo ao longo do segundo semestre de 2016. “A gente procurou autores com um olhar contemporâneo sobre o Carnaval. E escolhemos textos que fugissem dos estereótipos e dos enredos fáceis. Os contos do livro tratam de conflitos emocionais densos. Por outro lado, eles estão entremeados por 6 narrativas curtas e leves que traduzem o espírito bem-humorado e festivo que o Carnaval igualmente possui”, completa Vassallo, também responsável pela capa e pelo projeto gráfico do livro, a ser lançado pela editora Laranja Original.

Entre os conflitos emocionais tratados no livro, há a relação de duas amigas distantes que se encontram para ver um bloco passar, em Descer a Augusta, os delicados sentimentos de um filho para com seu pai carnavalesco, em O Samba e o Silêncio, e o amor entre uma senhora e o bloco Gigantes da Lira, em A janela que abre alas. A identificação com o Carnaval tão pouco é consenso entre os personagens dos contos. Em Temporal, o protagonista pragueja contra a folia antes de ser transformado por ela. Outras histórias se passam longe da avenida, como A Pirueta dos Infelizes, que retrata dois agentes da censura que divergem sobre as intenções de uma letra de amor. O livro também fala do amor gay (A última fantasia), do amor traiçoeiro (O diabo e a morena), do amor erótico (Alalaô). “Mais do que sobre Carnaval, é um livro sobre as emoções que essa festa brasileira provoca. E vai provocá-las nos leitores também”, resume Guedes.

Amores Carnavais também apresenta o trabalho autoral dos fotógrafos Erica Modesto e Mário Águas, ela do Rio, ele de São Paulo. Com tiragem inicial de 1000 exemplares, o livro tem preço de capa de 29,90 reais e já está à venda pelo site da editora: www.laranjaoriginal.com/loja.

Sobre os autores:

Adriano De Luca: Jornalista e escritor, sócio da Grappa Marketing Editorial, tocador de rebolo,

reikiano e pai do João.

Ana Paula Dugaich: Nunca foi foliã, mas coleciona histórias de amores e outras relações passageiras. Está lançando um livro infantojuvenil pela e-galaxia. Participa do coletivo literário Djalma.

André Zamboni: Natural de Pedreira, no interior paulista, é editor há dez anos. Especialista em jornalismo científico, publicou trabalhos em revistas da área. Escritor, teve contos selecionados para antologias pelo Salão de Humor de Piracicaba. Atualmente vive em São Paulo.

Eduardo Guimarães: Atua como editor e já lecionou História e Geografia na Educação Básica. Escreve sobre temas candentes do mundo contemporâneo em seu blog e procura, a passos um pouco lentos, publicar sua primeira coletânea de contos chamada A morte e o silêncio.

Fabiana de Franceschi: Paulistana, mãe de dois meninos, casada, advogada com artigos publicados em revistas da área, mas adora escrever crônicas por aí.

Fernanda Machado: Mantém há 9 anos o blog Palomices e faz parte do coletivo literário Djalma. Já rodou o Brasil como assistente de Cathleen Miller, autora do best-seller Flor do deserto.

Luis Vassallo: Paulistano, atua como designer gráfico. Publicou os livros À beira do lar (contos), A grande viagem do conhecimento (juvenil), ambos pelo Selo Off Flip, e O livro das portas (infantil), pela Editora Patuá. Seu primeiro livro possui contos premiados em alguns concursos literários.

Gabriel Pondé: Compositor, jornalista e escritor. É Flamengo e União da Ilha desde 1981. Guilherme Figueira: Redator publicitário e escritor. Em 2015, lançou o seu primeiro livro, Tantos

anônimos e um ou outro com certidão, com 50 pequenos contos escritos em prosa poética.

Gustavo Vilela: Tem 10 anos de carreira como redator publicitário em agências no Rio, São Paulo e Lisboa. Em 2014, lançou o livro infantil O menino que tinha tudo. Atualmente, prepara seu segundo livro e também atua como roteirista.

Raphael Guedes: Estudou literatura na Universidade de São Paulo e na University of Arts London, trabalhou em festivais literários como Flip, Bienal do Livro e Tarrafa Literária e é fundador e organizador do Bloco Casa Comigo.

Renato Malkov: Formado em psicologia pela Universidade de São Paulo, começou a escrever durante os anos de graduação. Atualmente, mantém um blog pessoal no qual publica contos, poesias e fotografias.

Destaque
Recentes
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page